• Twitter
  • Facebook
Apps Direito Penal – Ney Moura Teles

A sua biblioteca jurídica transformada em uma eficiente ferramenta digital.
Código Penal, Jurisprudência, Doutrina e Pesquisa com um simples toque.

Feminicídio e a “senhora idosa”

dilma_feministas_brasilia1-850x479

Na segunda-feira passada (09/03) a Presidente Dilma sancionou a Lei nº 13.104 que tornou qualificado o homicídio de mulheres por razões “da condição do sexo feminino”.

Uma semana depois, ontem (16/03), a mesma Presidente afirmou que “a corrupção não só é uma senhora bastante idosa neste país, como ela não poupa ninguém.”

As mulheres se sentiram mais protegidas, a partir da nova lei. O Congresso aprovou e a primeira mulher Presidente, sancionou a lei mais rigorosa.

Em seguida, ela vem a público e compara a corrupção a uma mulher, e, mais grave, idosa.

João Santana terá sido o autor da idéia, ou ela nasceu da própria Presidente?

Não gostei da imagem. Ofendeu não só as mulheres, mas, principalmente, as idosas.

Para afirmar que a corrupção é uma coisa antiga, não precisava compará-la às senhoras idosas. Tampouco acrescentar que, além de senhora e de idosa, ela não poupa ninguém. Seria uma bruxa? Também as bruxas são do sexo feminino.

Dilma equiparou a corrupção ao gênero feminino. Não precisava.

Aí fiquei pensando: matar a corrupção (uma senhora idosa) seria feminicídio?

Lembrei-me de Augusto dos Anjos: a mão que afaga é a mesma que apedreja.

Ney Moura Teles é advogado, formado, em 1984, pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP. É professor licenciado de Direito Penal do UniCEUB (Centro Universitário de Brasília). Ministrou as disciplinas de Direito Penal I e Direito Penal III. É autor de “Direito Penal”, publicado originalmente pela LED – Editora de Direito, e depois pela Editora Atlas, e adotado em inúmeras faculdades de Direito do país. Foi professor na Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás, na Escola Superior de Magistratura do Distrito Federal e no Instituto Processus, em Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>